01 -
Aqueça o forno a 180°C. Caso tenha a função ventilação no forno, utilize-a para um cozimento uniforme. Forre o fundo de uma forma de fundo removível (23 cm de diâmetro) com papel manteiga. Unte as laterais e o fundo com manteiga ou óleo spray.
02 -
Em uma tigela média, misture bem a farinha peneirada com o fermento.
03 -
Em uma tigela grande, misture o açúcar com a manteiga derretida e os ovos. Use um batedor manual para bater até que a mistura fique cremosa e leve, por cerca de 1-2 minutos.
04 -
Dê uma leve batida na essência de baunilha e no iogurte com a mistura úmida até que tudo esteja bem combinado.
05 -
Incorpore a mistura seca aos poucos na tigela dos ingredientes líquidos, cerca de 1 xícara de cada vez. Misture gentilmente até a massa ficar homogênea, sem mexer demasiado.
06 -
Coloque 1/3 das framboesas em uma tigela e misture-as com uma colher de sopa de farinha. Isso ajuda a evitar que afundem na massa.
07 -
Com cuidado, adicione as framboesas enfarinhadas e 1 colher de sopa de raspas de limão na massa. Tudo bem se algumas frutas se partirem.
08 -
Transfira a massa para a forma preparada. Polvilhe o resto das raspas de limão por cima e arrume mais 1/3 das framboesas organizadas de forma decorativa no topo.
09 -
Coloque a forma na prateleira central do forno. Asse por aproximadamente 45-50 minutos ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Em fornos sem ventilação, o tempo pode aumentar para cerca de 1 hora.
10 -
Ao retirar do forno, deixe o bolo esfriar na forma por 30 minutos em uma grade. Solte as laterais da forma e, se necessário, retire o papel manteiga do fundo com cuidado assim que o bolo estiver mais frio.
11 -
Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro no topo e finalize com o restante das framboesas frescas. Para torná-lo mais especial, sirva com sorvete de creme ao lado.