01 -
Pegue uma forma quadrada de 20 x 20 cm ou uma forma de torta grande e cubra com papel manteiga, deixando uma sobra de cerca de 2,5 cm nas laterais, para facilitar a remoção depois.
02 -
Misture o açúcar, a água, a glucose de milho e o mel numa panela média de fundo grosso. Prenda um termômetro culinário na lateral da panela, mexa os ingredientes e aqueça em fogo médio até que o líquido fique transparente e atinja 150°C (o chamado ponto de vidro).
03 -
Tire a panela do fogo o mais rápido possível e misture bem o bicarbonato, a baunilha e o sal. A mistura irá espumar bastante – é isso que deixa o favo de mel com textura aérea. Mexa só até tudo se misturar, sem exagerar.
04 -
Com uma espátula de silicone, despeje a mistura espumante na forma que você preparou. Não a alise nem pressione para não destruir as bolhas que fazem o favo de mel ficar leve.
05 -
Deixe o favo de mel esfriar de forma natural até que esteja completamente duro, o que deve levar uns 30 minutos. Depois de duro, use a sobra do papel manteiga para tirar da forma e parta em pedaços aleatórios com as mãos ou uma faca.
06 -
Caso deseje colocar chocolate, derreta as gotas com óleo de coco ou gordura vegetal numa panela em banho-maria, mexendo até ficar completamente liso. Quando o favo de mel estiver totalmente frio, espalhe o chocolate derretido por cima com delicadeza e espere secar antes de quebrar em pedaços.