01 -
Coloque o grão-de-bico em uma tigela grande com água e o bicarbonato de sódio pelo menos um dia antes do preparo. A água deve cobrir os grãos com sobra de pelo menos 5 centímetros. Deixe de molho por cerca de 18 horas ou até que estejam macios. Escorra bem e seque os grãos antes de usá-los.
02 -
Coloque o grão-de-bico hidratado no processador de alimentos com as ervas frescas (salsinha, coentro e endro), os pedaços de cebola, os dentes de alho descascados e todos os temperos (sal, pimenta-do-reino, cominho, coentro em pó e pimenta caiena, se preferir). Processe tudo em ciclos de 40 segundos até obter uma mistura homogênea.
03 -
Transfira a mistura do falafel para um recipiente com tampa. Feche bem e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora ou durante a noite, até que esteja pronta para ser usada.
04 -
Quando estiver quase na hora de fritar, adicione à mistura o fermento em pó e as sementes de gergelim. Misture bem com uma colher até tudo estar incorporado.
05 -
Com as mãos levemente molhadas, pegue pequenas porções da mistura com uma colher e molde em formatos de bolinhos ou discos com cerca de 1,5 cm de espessura. Molhar as mãos ajuda a evitar que a mistura grude.
06 -
Coloque óleo em uma panela média, enchendo até cerca de 7 a 8 centímetros de profundidade. Aqueça em fogo médio-alto até o óleo borbulhar suavemente (aproximadamente 190°C). Frite os bolinhos, alguns de cada vez, por 3 a 5 minutos ou até que fiquem dourados e crocantes por fora. Não encha a panela para evitar que os bolinhos grudem.
07 -
Depois de fritar, escorra os bolinhos em um prato forrado com papel toalha ou em um escorredor para remover o excesso de óleo. Sirva em seguida, utilizando pão sírio, molho tahine, rúcula, tomates e pepinos, se desejar.