01 -
Misture o óleo de girassol com a farinha em uma panela grande e grossa até virar uma pasta lisa. Cozinhe em fogo médio-baixo, mexendo sem parar com uma colher de pau, até ficar da cor de chocolate ao leite, o que pode levar de 30 minutos a 1 hora. Esse é o segredo do seu gumbo, então não tenha pressa e mexa sempre.
02 -
Enquanto o roux está no fogo, aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Fatie a linguiça, coloque uma parte na frigideira e cozinhe, mexendo de vez em quando, até dourar, por cerca de 3 a 6 minutos. Retire com uma escumadeira e reserve em uma tigela. Repita com o restante da linguiça.
03 -
Usando a mesma frigideira com a gordura da linguiça, adicione a cebola picada, o pimentão e o aipo. Mexa de vez em quando e cozinhe até começarem a amolecer, cerca de 8 a 10 minutos. Depois, jogue o alho e deixe por mais 3 minutos. Quando tudo estiver levemente cozido, desligue o fogo e deixe de lado.
04 -
Quando o roux estiver com a cor certa, misture os legumes refogados na panela do roux. Aos poucos, derrame o caldo de galinha, sempre mexendo para evitar grumos. Adicione o sal, o tomilho, a pimenta caiena, as folhas de louro e a linguiça dourada. Ferva em fogo alto, depois abaixe para médio-baixo e deixe cozinhar sem tampa, mexendo de vez em quando, por 1 hora.
05 -
Coloque o quiabo congelado na mistura e cozinhe em fogo médio-baixo. Mexa de vez em quando e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até o quiabo ficar quase macio.
06 -
Misture os camarões crus na panela e imediatamente desligue o fogo. Cubra a panela e deixe descansar por cerca de 10 minutos. O calor restante vai cozinhar os camarões no ponto certo, sem deixar que passem do ponto.
07 -
Retire as folhas de louro e descarte. Sirva o gumbo em cumbucas fundas com o arroz quente por cima.